sexta-feira, 16 de dezembro de 2016


Metafilosofia, atividade fisica e artes marciais, uma questao pessoal


Como eu ja afirmei, Metafilosofia sou eu e meus pensamentos e nao poderia ser diferente, apesar de tambem ja ter dito que Metafilosofia nada mais é que a vida em seu curso natural, escrevo sobre a Meta a partir dos meus pensamentos, de minhas reflexoes e estas por obvio, sao fruto das minhas experiencias, da minha vida. Sendo assim meus textos sobre a Meta refletirao meus valores, principios e até mesmo meus gostos  preferencias pessoais. 

É preciso entender isto para separar aquilo que pode se chamar de doutrina da Meta e aquilo nao é doutrina, entre o que é a forma e o conteudo, entre o que é essencial e o que é secundario. O exemplo abaixo ira esclarecer quaisquer duvidas.

Desde que tive o insight inicial sobre a Meta tem alguns meses, logo no inicio, assim que compreendi o significado basico da Meta me propus a praticar atividades fisicas regulares, minha intencao era voltar para a academia, mas nao pude naquela ocasiao e optei por comprar uma bike e correr na praia adiando por alguns meses a volta a academia.

Pois bem, voltei a academia! Esta semana fechei o contrato com uma academia em que um professor amigo meu da aula e estou voltando a treinar, mais importante ainda, voltando a lutar KungFu! 

Lutei KungFu e FullContact entre os 15 e os 17 anos, aos 19 tentei voltar, mas por varios motivos acabei deixando, ano a ano eu sempre dizia a mim mesmo que voltaria a treinar no ano seguinte, assim se passaram 20 anos! Mas agora finalmente eu voltei.

E o que isto tem a ver com a Meta? Em primeiro lugar tem a ver com o que eu escrevi nos dois paragrafos acima, mas tem mais coisa tambem.

Como eu afirmei, meus textos refletem meus gostos e preferencias, por isto voltar a lutar Kungfu é importante, porque é importante pra mim! Isto nao significa que todos tenham que lutar, que todos devem praticar artes marciais ou mesmo gostar disto, mas significa, como ja foi dito, que se deve praticar uma atividade fisica, que isto nos torna fortes e saudaveis e portanto é bom, é certo, é uma virtude e deve ser cultivada.

Explicando o paragrafo anterior, podemos dizer que atividade fisica é uma doutrina da Metafilosfia, artes marciais, nao! Artes marciais podem ser uma das modalidades de atividade fisica, mas nao é necessariamente uma doutrina. Voce pode praticar artes marciais, mas voce nao tem que praticar artes marciais. Voce pode nao praticar uma luta, mas voce tem que praticar uma atividade fisica intensa, constante e disciplinada!

Ja que este texto esta sendo mais pessoal, vou me permitir ser mais especifico tambem. Particularmente eu tenho dificuldade de entender um homem que nao goste de lutas, pode ate nao praticar, mas nao gostar de ver ao menos, eu acho estranho, esta no nosso dna, sobretudo do homem e em ultima analise se pode dizer que tem a ver a com a Meta, sim! é uma questao de sobrevivencia, de saber se defender, a si mesmo e aos seus, estamos anestesiados em relacao a isto porque vivemos em uma sociedade onde isto nao é valorizado e na qual delegamos esta funcao a terceiros (ao estado, atraves do delegado de policia), mas saber lutar e se defender é crucial em um ambiente hostil e engana-se quem pensa que ja superamos esta necessidade.

Mas ainda assim, mesmo que na minha concepcao, isto seja um fator preponderante e tenha a ver com a Meta, nao vejo, ainda, ao menos por enquanto, neste momento, como poderia considerar esta uma doutrina da Metafilosofia, a impondo desta forma, pode ser que no futuro, com mais experiencia e reflexao eu mude de opiniao, mas ao menos por enquanto nao encontro base para isto, certamente que é uma virtude e nao ha duvidas de que quem luta esta em vantagem em relacao a quem nao luta, mas ainda assim, nao considero que lutar deva ser uma doutrina, mas apenas, talvez, uma recomendacao. 

Lutar é bom, é certo e é uma virtude, voce nao tem que lutar, mas é bom que voce lute. Quanto a atividade fisica, esta fora de questao, nao praticar é pecado!

Agora que ja delimitamos a questao doutrinaria acerca da atividade fisica e da arte marcial, vamos passar a uma nova consideracao acerca da Metafilosofia, novamente de cunho pessoal.

Por mera coincidencia o periodo em que parei de praticar lutas coincide com o periodo em que me converti a Igreja Evangelica, antes que tirem conclusoes precipitadas, uma coisa nao tem relacao causal com a outra, pelo contrario uma das pessoas em que me inpirei era um irmao que lutava Kungfu, hoje pastor protestante, logo uma coisa nao tem a ver com a outra, mas no meu caso particular, as duas coias ocorreram mais ou menos, simultaneamente, ainda lutei por um ano e por conta disto os amigos da igreja me chamavam de ninja.

Novamente, o que isto tem a ver com a Meta? Se lembram do primeiro paragrafo? Tudo que eu escrevo advem das minhas experiencias e reflexoes e reflete meus valores, principios, gostos e preferencias! 

Desde o inicio ha uma comparacao entre a Metafilosofia e religiao, embora nao seja, nem tenha pretensao de ser, nem se baseie nas mesma coisas e ai é que chegamos aonde eu quero! 

Tem cerca de seis meses desde que tive o insight inicial sobre a Meta, desde entao, logo nos primeiros meses eu comprei a bike e passei a fazer atividades fisicas regulares, desde entao eu entendi que deveria voltar a academia e a lutar e agora finalmente voltei.

O ponto é, em seis meses de compreensao sobre a Meta eu ja experimentei uma transformacao maior e mais rapida e ja pus em pratica algo que em 20 anos na igreja evangelica eu nunca fiz!

A questao é por que? simples! porque a igreja, a religiao, qualquer uma, nao exige isto! Como eu escrevi no texto Do pecado e da Meta, uma vida sedentaria nao é pecado, nao ha nada na religiao que diga que é e é possivel ser até Papa sendo 100% sedentario! É uma questao pessoal, Karol Wojtyla, o Papa Joao Paulo II, era esportista, teve dificuldades quando envelheceu e nao conseguia mais praticar rafting e ficava irritado por conta disto, por outro lado a maioria dos papas, bispos, pastores, etc sao sedentarios e isto em nada influencia suas posicoes como sacerdotes de suas religioes. (Nao conheco absolutamente nenhuma religiao desde o xamanismo mais primitivo até as religioes organizadas que estabeleca a necessidade da pratica de atividade fisica como dogma)

Ja para a Metafilosofia a atividade fisica é um fator crucial, nao ha como falar na Meta sem atividade fisica, eu diria ate que é um dos primeiros fatores, uma das  doutrinas primarias, intimamente ligada as outras, interdependente entre elas e da qual outras dependem, um corpo forte e saudavel depende de atividade fisica intensa, regular e disciplinada e de um corpo forte e saudavel depende todo o resto!

Conclusao, ainda é cedo para afirmar se lutar deva ser considerado doutrina e se for se deve ser doutrina primaria ou nao, ao menos por enquanto, o meu entendimento é de que nao é uma doutrina, mas é uma recomendacao, ninguem tem que lutar, mas todos podem lutar e é bom que lutem, lutar é bom, é certo, é uma virtude e deve ser encorajado, mas se alguem nao gostar ou nao quiser lutar nao ha problemas, mas todos, sem excecao, devem praticar atividades fisicas intensas, regulares e disciplinadas, isto torna o corpo forte e saudavel e nao praticar é um desvio!

No mais, a compreensao da Meta, do seu significado e importancia, se de fato houver esta a compreensao intima e nao apenas teorica, deve levar necessariamente a uma transformacao de vida, visivel, palpavel e notoria em um curto espaco de tempo, nao ha como compreender de fato a Meta e passar ainda muito tempo teorizando sem a colocar em pratica.

Nota final, obviamente estou me referindo a pratica de atividade fisica e a quem porventura se identifique e queira por em pratica estes conceitos, obvio que nao se aplica a quem nao nao tem, nem queira ter nenhuma relacao com a Meta, muito embora no entendimento da Metafilosofia isto seja um desvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário